O bode e os chifres na maçonaria

Nunca é demais conhecermos as razões que nos levaram a sermos chamados “Bodes”.



Em virtude de ser símbolo dos atributos animais é que na Estrela de Cinco Pontas invertida, inscreve-se a figura de um bode, enquanto que na Estrela em posição normal, inscreve-se a figura de um homem (é a Estrela Hominal dos pitagóricos).


Esta representa os atributos da alta espiritualidade humana, enquanto que aquela simboliza os instintos animais do homem, interpretação que é adotada na simbologia maçônica.



Como o Bode-preto é uma expressão popular brasileira, usada para designar o diabo.

Houve época em que os setores retrógrados do clero brasileiro, explorando a ignorância e a credulidade de grande parte da população, transmitiam aos seus fiéis, aos seus seguidores, a falsa, a irreal, maldosa, tendenciosa e malévola crença de que a Maçonaria adorava o “bode-preto”, personificação demoníaca.



BAPHOMET

Também conhecido por Baphomet de Mendes ou Bode Hermafrodita de Mendes.

Baphomet é um dos muitos nomes associados ao demônio, assim como Thoth, Hermes, Tífon e Pã. Diversas são as interpretações sobre o que representa esse símbolo. Algumas até esvaziando seu significado demoníaco.

Interpretações:

Observando Baphomet, você verá que a ênfase está no sexo, pois esse ser é andrógino – macho e fêmea ao mesmo tempo – observe que ele tem seios de mulher e um falo ereto. Na verdade, duas serpentes estão entrelaçadas em volta do falo ereto, que é estranhamente grande. Esse ser tem a cabeça do “Bode Chifrudo”, outro título para Satanás”.



Baphomet é um símbolo de iniciação, descreve características como inteligência (facho), mãos humanas representando a santidade do trabalho; peito de mulher simbolizando a maternidade e o trabalho fecundo; na sua testa o pentagrama com a ponta para cima representando o Microcosmos; os chifres tem significado mitológico e representam “força e poder”



Se tornou comum fazer o sinal do chifre para invocar o Deus e isto não é invocar o diabo, por isto evangélicos são acusados de adorar o diabo por fazer chifres nas suas performances, eles estão invocando o Deus.


Até no Cinema tivemos atores que incorporaram personagens com chifres representando o poder.




 Esses conjuntos híbridos de animais fantásticos davam a entender que o signo não é um ídolo nem imagem de coisa alguma vivente, senão a representação de um pensamento. O Bafomet não é um deus, é o signo da Iniciação.

Nenhum comentário