Porque maçom evangélico não diz que é maçom?

Muitos tem questionado porque pastores evangélicos que estão na maçonaria não revelam  para sua igreja que são maçons para seus membros.


Uma matéria em uma revista questionou o motivo do silêncio, para muitos envolve benefícios em ser maçom, desde justificativas que a maçonaria é satanismo e sendo assim seria chocante revelar a igreja.

Os símbolos da maçonaria não tem nada de satânicos, na maçonaria existe a bíblia e há muita conexão da maçonaria com o que está escrito nela.


Relatos da bíblia está presente no ritual do terceiro grau e tem conexão com a ressurreição, o homem das das trevas para luz.

A história de Hirão-Abi ou Lenda de Hiram Abiff, é um ritual do terceiro grau da maçonaria que tem como referência a construção do Templo de Salomão, quando o rei de Tiro, que também tinha o nome de Hirão, fez acordos comerciais com Salomão, enviando para a Terra Santa ouro, prata, madeira de cipreste e cedro, além de pedreiros e desse sábio artífice Hirão-Abi


A lenda apresenta Hirão-Abi como salvador maçônico, e apregoa um rito de morte e ressurreição do seu salvador. Na lenda, Hirão-Abi é abordado três vezes para revelar o segredo de um Mestre Maçom, no projeto do Templo, senão perderá sua vida. Por duas vezes Hirão-Abi recusa com a frase: "Perco minha vida, mas não revelo os segredos", e por essa recusa é ferido. Na terceira vez, negando novamente os segredos a um terceiro enviado para obtê-los, Hirão-Abi é morto. No dia seguinte, Salomão envia um grupo para investigar e descobrir a respeito de Hirão-Abi. Seu corpo é encontrado embaixo de um pé de acácias.



Finalmente, então, meus irmãos, imitemos nosso Grande Mestre, Hirão-Abi, em sua conduta virtuosa, sua piedade genuína a Deus, em sua inflexível fidelidade ao que lhe está confiado, para que, como ele, possamos receber o severo tirano, a Morte, e recebê-lo como um gentil mensageiro enviado por nosso Supremo Grande Mestre, para nos transportar desta imperfeita para perfeita, gloriosa e celestial Loja lá em cima, em que o Supremo Arquiteto do Universo preside. Lynn Perkins escreve:

Portanto, a Maçonaria ensina que a redenção e salvação são ambos o poder e a responsabilidade do maçom individual. Salvadores como Hirão-Abi pode me mostram o caminho, mas os homens precisam sempre seguir e demonstrar, cada um por si, seu poder de salvar a si mesmos.2




Um comentário: