A luz da maçonaria entre cristãos

Trazendo a tocha nas mãos como o deus Prometeu, cristãos celebram na cidade de Goias, patrimônio histórico da humanidade, a festa do fogaréu.



Prometeu o Titã da mitologia grega foi punido por ter roubado aos deuses o fogo sagrado do conhecimento e tê-lo entregue aos homens.



Pintura de Prometeus e semelhança com o Cristo, alegorias representes na procissão do fogaréu, os homens carregam a tocha em busca do Cristo.

Já desde a idade média, nas procissões que iam pelas estradas de pedras, à luz dos archotes, os cavaleiros das irmandades iam vestidos de roupas de seda, com espadas de prata e alamares, cheios de pompa e luxo na busca do Cristo, com o objetivo de aprisiona-lo.


O fogo simbólico da iluminação está na figura de Baphomet, que não é um ídolo maçom ,mas uma figura simbólica e bode expiatório dos males da humanidade.


Tocha da estatua da liberdade, a maçonaria Francesa.

O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos1 . Foi projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la. 



Cheio de entusiasmo, Bartholdi levou avante seus planos para uma imponente estátua. Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça, como também a tão evidente inspiração ligada à deusa Sophia, que compõem o monumento como um todo. 


Somente uma cidade como Goiás poderia fornecer uma festa cultural com tantos elementos maçons como observamos.
O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura e a proclamação da república.




O Grande Oriente do Estado de Goiás - GOEG, foi fundado na cidade de Goiânia, em 26 de outubro de 1957, por várias Lojas Maçônicas de Goiás.

O GOEG é federado ao Grande Oriente do Brasil, que tem sede em Brasília. Atualmente o Grande Oriente do Estado de Goiás é composto por 137 Lojas Maçônicas espalhadas pelo Estado de Goiás

Referências cruzadas:


Nenhum comentário